10 Progressões de acordes mais comuns

  • April 9, 2018
  • 1 Comment

Já reparou que muitas músicas famosas, as vezes possuem a mesma progressão de acordes, ou progressões semelhantes?

Neste artigo, vamos dar uma olhada em dez progressões de acordes comuns e exemplos de como elas são usadas na música.

Quando se trata de criar música, um dos elementos mais importantes é a progressão de acordes. Uma progressão de acordes é uma série de acordes tocados em uma ordem específica e é a base para qualquer música. Existem muitas progressões de acordes diferentes por aí, mas algumas são mais comuns do que outras.

Exemplos de Progressões

Progressão 1: I – V – IV

Essa é uma das progressões de acordes mais comuns. Ela é composta pelos primeiros, quintos e quartos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão I-V-IV seria C-G-F. Essa progressão é usada em muitos gêneros musicais, como o rock e o pop. Um exemplo de música que usa essa progressão é “All the Small Things” do Blink-182.

Progressão 2: I – V – vi – IV

Essa é outra progressão de acordes muito comum. Ela é composta pelos primeiros, quintos, sextos e quartos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão I-V-vi-IV seria C-G-Am-F. Essa progressão é usada em muitas músicas pop e rock. Um exemplo de música que usa essa progressão é “Let It Be” dos The Beatles.

Progressão 3: vi -IV – I – V

Essa progressão é muito comum em músicas de rock. Ela é composta pelos sextos, quartos, primeiros e quintos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão vi-IV-I-V seria Am-F-C-G. Essa progressão é usada em muitas músicas de rock.

Progressão 4: I – vi – IV – V

Essa progressão é comum em muitas músicas de rock e pop. Ela é composta pelos primeiros, sextos, quartos e quintos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão I-vi-IV-V seria C-Am-F-G. Essa progressão é usada em muitas músicas pop e rock. Um exemplo de música que usa essa progressão é “What If God Were One Of Us” de Joan Osborn.

Progressão 5: vi – IV – I – V

Ela é composta pelos sextos, quartos, primeiros e quintos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão vi-IV-ii-V seria Am-F-Dm-G. Essa progressão é usada em muitas músicas pop e rock. Um exemplo de música que usa essa progressão é “Mr Jones” do Counting Crows.

Progressão 6: ii – V – I

Essa progressão é muito comum no jazz. Ela é composta pelos segundos, quintos e primeiros acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão ii-V-I seria Dm7-G7-Cmaj7. Essa progressão é usada em muitas músicas de jazz. Um exemplo de música que usa essa progressão é “Autumn Leaves” de Joseph Kosma.

Progressão 7: I – IV – vi – V

Essa progressão é comum em muitas músicas pop e rock. Ela é composta pelos primeiros, quartos, sextos e quintos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão I-IV-vi-V seria C-F-Am-G. Essa progressão é usada em muitas músicas pop e rock.

Progressão 8: iii – vi – ii – V

Essa progressão é muito comum no jazz e no blues. Ela é composta pelos terceiros, sextos, segundos e quintos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão iii-vi-ii-V seria Em7-A7-Dm7-G7. Essa progressão é usada em muitas músicas de jazz e blues.

Progressão 9: IV – I – V

Essa progressão é comum em muitas músicas de blues e rock. Ela é composta pelos quartos, primeiros e quintos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão IV-I-V seria F-C-G. Essa progressão é usada em muitas músicas de blues e rock. Um exemplo de música que usa essa progressão é “Sweet Home Alabama” do Lynyrd Skynyrd.

Progressão 10: I – IV – V

Essa progressão é muito comum em músicas de blues. Ela é composta pelos primeiros, quartos e quintos acordes em uma tonalidade maior. Por exemplo, na tonalidade de Dó Maior, a progressão I-IV-V seria C-F-G. Essa progressão é usada em muitas músicas de blues.

Espero que esses exemplos de progressões de acordes tenham ajudado os seus estudos.

Veja também: Progressões de acordes das músicas populares da atualidade.

Até o próximo post!

1 Comment
Pingback – Progressões Emocionais de Acordes August 7, 2023

Leave a Reply

Your email address will not be published. Please mark all required fields.